Total de visualizações de página

sábado, 16 de julho de 2011

Escada rolante torna você uma pessoa melhor



Quando você se cansar de aprontar por aí e quiser se redimir, já sabe o que fazer.

Pesquisadores dos EUA resolveram avaliar o quanto mudanças de altura (coisas simples, como, no caso, subir escadas) podem influenciar o nosso comportamento. Em um dos testes, colocaram caixas para a coleta de doações em um shopping center, bem em frente às escadas rolantes, de modo que as pessoas (que, isso é importante, não sabiam que estavam sendo observadas) davam de cara com elas logo após subir ou descer as escadas.

E adivinha no que deu? Os passantes que tinham acabado de subir colocaram mais dinheiro na caixinha do que o povo que desceu – que, em maioria, passou direto.

Em outros testes, participantes que estavam sentados em cadeiras mais altas foram mais prestativos e pacientes na hora de oferecer ajuda a desconhecidos. E a gente segue achando que está no controle das próprias atitudes.

Pessoas altas são mais felizes


Olha só, eis que felicidade também se mede em centímetros. Quem conta pra gente é o pessoal por trás da Gallup-Healthways Well-Being Index, uma pesquisa dos EUA que entrevistou mil adultos de lá todos os dias por três anos, registrando seus hábitos, status de saúde, estados emocionais e outros fatores relacionados à qualidade de vida.

Depois de compilar os dados, os pesquisadores constataram, entre outras tendências, que as pessoas altas vivem com mais bem-estar do que as baixinhas.

Mas quanto “mais bem-estar”? O blog Economix, do The New York Times, criou gráficos bonitinhos pra gente visualizar a coisa melhor.

Dá uma olhada. Na horizontal, está a altura, medida em polegadas (inches) – no caso dos homens, indo de 1,63 m (64 in) a 1,93 m (76 in) -; na vertical, o “índice de bem-estar”.



Basicamente, as colunas mais altas representam as pessoas mais felizes. Dá para ver no primeiro gráfico que os homens compridos são consistentemente mais felizes do que os baixinhos, e que o homem mais satisfeito com a vida é o que tem 1,91 m (75 in).

Entre as mulheres – agora o gráfico exibe de 1,47 m (58 in) a 1,83 m (72 in) -, a tendência também prevalece: as mais altas reportam mais bem-estar do que as baixinhas.

Mas não é o caso de “quanto mais alta, mais feliz”: a partir de 1,83 m, a satisfação feminina vai caindo. Aparentemente, ser alta demais não cai muito bem para uma mulher. A mais feliz, segundo a pesquisa, é a que mede 1,73 m (68 in) (e usar salto alto não vai ajudar, viu?).


O pessoal da Gallup-Healthways só colheu os dados, então não há nenhuma explicação científica oficial para o “fenômeno”. Mas é fácil supor as razões, né? Acessibilidade, pra começar. Ser capaz de pegar um produto na prateleira mais alta do supermercado certamente faz o cara se sentir melhor consigo mesmo.

Ser viciado em internet faz bem para o casamento



Aquele seu hábito irritante de checar os e-mails, o Twitter e o Facebook a cada 15 minutos pode, olha só, fazer bem à vida conjugal. Isso se você levar em conta esse estudo feito lá na Holanda. Após analisarem os hábitos de 190 recém-casados, pesquisadores constataram (apesar de ainda não saberem dizer o porquê) que a frequência de uso da internet está “positivamente relacionada” ao bem-estar na relação. Ou seja: os casais que passam muito tempo online tendem a ser mais felizes. Mesmo que fiquem olhando pornografia, será? Hum.

Tédio pode matar



Da próxima vez em que você pensar em dizer que está “morrendo de tédio”… Bem, vale saber que você está mesmo. Literalmente.

Pesquisadores ingleses dizem que esse tédio todo pode estar, de fato, te roubando alguns anos preciosos de vida. A possível explicação é que quando as pessoas ficam muito, mas muito entediadas mesmo, tendem a cair em hábitos pouco saudáveis, como o cigarro e a bebida – companheiros que diminuem a expectativa de vida.

Para comprovar esse efeito, eles resgataram as fichas de 7524 pessoas entrevistadas entre 1985 e 1988 sobre o tamanho do tédio que costumavam sentir. Depois, foram atrás de descobrir quais delas tinham morrido (e de quê tinham morrido) de lá para cá.

Eis as estatísticas do estudo: os voluntários que se disseram entediados com frequência nas entrevistas dos anos 80 eram 37% mais propensos a já terem batido as botas em 2010.

Tem mais: segundo os pesquisadores, quem vive em “altos níveis de tédio” (veja bem, não de estresse, como a gente sempre vê por aí, e sim de tédio) tem duas vezes mais chances de ter problemas cardíacos ou morrer de derrame do que o pessoal satisfeito com a vida.

 
Ou seja: vamos mexer o bumbum aí, minha gente. Nada de sofá.

Chineses que nascem no Ano do Dragão são superiores




Na Ásia, há a crença de que quem nasce no Ano do Dragão, que vem uma vez a cada 12 anos na astrologia chinesa, é especialmente afortunado e tende a se dar melhor na vida. Pesquisadores da Universidade de George Mason, nos EUA, foram ver se havia algum fundamento nisso. E, ao analisarem as fichas de imigrantes asiáticos nascidos em 1976 (que foi um Ano do Dragão), notaram que eles tinham estudado mais (e, portanto, tinham mais chances de serem bem sucedidos) do que os nascidos nos outros anos. Em contraste, o efeito simplesmente não existia nos americanos que nasceram em 76. Estranho, né? Mas, fora isso, eles observaram que as mães dos asiáticos do Ano do Dragão eram também mais educadas, mais endinheiradas e consideravelmente mais velhas do que as mães das crianças nascidas nos outros anos. Juntando os fatos, portanto, os pesquisadores chegaram a uma explicação bem simples (e que não envolve misticismo algum): os casais com melhores condições de vida (mais estudados, com melhor renda etc.) e crença na astrologia podem se dar ao “luxo” de fazer um planejamento familiar que os leve a ter filhos nascidos no ano “mágico”. E têm, também, maiores recursos para investir no desenvolvimento (no caso, na educação) da prole. Daí a tal superioridade desse pessoal. Cientificamente comprovada.

Os fenômenos mais malucos da natureza


most bizarre phenomenon fire rainbow in Idaho


Nós não temos idéia de como mundo é grande. Existe uma grande quantidade de fenômenos nele que nos não poderíamos nem imaginar. Mas todos sabemos que fenômenos surpreendentes acontecem diariamente e fazem parte da vida humana. Alguns desses fenômeno são extremamente bizarros. E selecionamos para você os 7 fenômeno mais estranho ou malucos do mundo, que talvez você não conheça:

1. Relâmpago eterno

most bizarre phenomenon eternal lightning in venezuela


O relâmpago do Catatumbo é um fenômeno natural único. Localizado na foz de um rio, no Lago Catatumbo, ele é considerado como uma das mais extraordinárias tempestades elétricas. O fenômeno pode ser visto durante 140 a 160 noites por ano, aproximadamente 10 horas por noite!

A luminosidade dos relâmpagos pode ser vista até 40km de distância e é usada como um farol natural há séculos, sendo conhecida como “Farol de Maracaibo”.

2. Chuva de peixes


A chuva de peixes é descrita no folclore de Honduras como uma lenda. No entanto, ela realmente aconteceu no Departamento de Yoro entre maio e julho. Testemunhas disseram que o fenômeno começou com nuvens escuras no céu, seguido de relâmpagos, trovões, fortes ventos e chuva durante 2 ou 3 horas. Depois que a chuva parou, centenas de peixes vieram a baixo. Isso mesmo, centenas de peixes começaram a cair do céu.

Desde 1998, o Festival da Chuva de Peixes é comemorado todos os anos na cidade de Yoro. Há indícios de que a chuva foi causada por um tornado, levando assim, os peixes ao céu e em seguida, soltando-nos.

3. Escalada de cabras

most bizarre phenomenon Climbing Goats in Morocco


Cabras subindo em árvores? Só no Marrocos. Estas cabras sobem nas árvores, pois querem comer o fruto da árvore de Argan. Ainda não se sabe ao certo como os galhos da árvore conseguem suportar o peso do animal.

4. Chuva colorida


De 25 de julho a 23 Setembro de 2001, a chuva que começou a cair no sul da Índia tinha uma cor avermelhada, e o mais estranho é que não era apenas chuva vermelha, havia: amarela, verde e preta.
O Governo da Índia descobriu que a chuva tinha sido "colorida" pelos esporos de algas, que se espalharam no ar. Então, no ano de 2006, a cidade de Kerala se tornou a atenção do mundo novamente, porque o bizarro fenômeno aconteceu mais uma vez.
5. As ondas mais longas

most bizarre phenomenon longest wave in Brazil

Duas vezes por ano, entre fevereiro e março, as águas do Oceano Atlântico se amontoam no rio Amazonas, criando a onda mais longa do mundo. Este fenômeno é causado pelas correntes do Atlântico que deságuam na foz do rio, resultando em ondas gigantes que podem durar mais de meia hora.

6. Sol Negro


Durante a primavera na Dinamarca, cerca de meia hora antes do anoitecer, mais de 1 milhão de Sturnus Vulgaris (um tipo de pássaro) se reúnem e formam um bando notável, capaz de fazer o céu ficar escuro. Este fenômeno é chamado de Sol Negro e pode ser visto no início da primavera na Dinamarca ocidental.
7. Arco-Íris de Fogo

most bizarre phenomenon fire rainbow in Idaho


O fenômeno atmosférico conhecido como arco circunhorizontal ou Arco-Íris de Fogo, aparece quando o Sol está bem alto (mais de 58 graus acima do horizonte). A luz solar brilha diretamente através das nuvens, produzindo uma espécie de prato de cristal hexagonal e formam um efeito prisma. Por isso, parece um arco-íris em forma de chama.

Gosto amargo deixa você mais… Amargo




Cuidado com o que come ou bebe. Um estudo de pesquisadores do Brooklyn College, lá nos EUA, constatou que o gosto amargo altera o seu julgamento… E deixa você mais chato, menos flexível, menos tolerante. Amargo, sabe?

Os caras pediram a 57 voluntários que avaliassem o quão moralmente questionáveis uma série de situações era, em uma escala de 1 a 100. Isso incluía cenários como um homem comendo carne de cachorro e primos de segundo grau tendo relações sexuais. Anotaram, também, a orientação política de cada um – se eram mais liberais ou conservadores.

Antes e durante o teste, os participantes receberam uma bebida amarga, uma bebida doce ou água pura para beber.

Os que tomaram o amargor, olha só, foram muito mais duros nos julgamentos – classificaram os cenários propostos como 27% mais “errados” do que os outros voluntários.

Não briguem com a gente (nem com os pesquisadores): o porquê exato disso ainda não está claro. Todavia, eles propõem alguns questionamentos válidos. Será que juízes e jurados, por exemplo, deveriam evitar os sabores amargos? Será que o que você come e bebe interfere nas suas escolhas políticas?

Que tal fazer o teste e contar pra gente o que rola?

Formato da boca indica se a mulher é feliz na cama



























Em comemoração ao dia do homem (parabéns, amigos!), que tal uma dica potencialmente valiosa sobre o sexo oposto? De acordo com um estudo feito na Universidade do Oeste da Escócia (na, aham, Escócia), o formato dos lábios da mulher é capaz de prever o quão propensa ela é a ter orgasmos.

O que deixa tudo na cara é aquele espacinho bem no meio do lábio superior, que os especialistas chamam de tubérculo (não confundir com as batatas). Segundo os caras, quando ele é mais saltado, assim como o da moça da foto, criando uma espécie de monolábio, indica que a dona tem mais chances de ser bem feliz na cama.

E aí, será? A pesquisa foi feita com 258 voluntárias de, em média, 27 anos de idade, por uma equipe comandada por aquele mesmo cara que disse há algum tempo que é possível descobrir se uma mulher já teve orgasmos só observando seu jeito de andar.

Mais alguém aí se lembrou da Julia Roberts? Aquela lá, se for assim, sabe o que é estar na melhor.


créditos: Thiago Perin

sábado, 12 de março de 2011

População de mundos virtuais ultrapassa um bilhão





Uma pesquisa da consultoria Kzero mostrou que a população de mundos virtuais como Second Life e Habbo Hotel ultrapassou um bilhão de pessoas. Desses, 468 milhões têm entre 10 e 15 anos e 288 milhões, entre 15 e 25 anos. E os números podem ser ainda maiores, já que esses dados não incluem jogos bastante populares como World of Warcraft. Os dados indicam que há uma nova geração bastante acostumada a passar grande parte do tempo em outros universos, se relacionar com pessoas e coordenar projetos nesse mundo. Pode ser um bom sinal: alguns teóricos (link 1 / link 2) defendem que esses mundos podem ser uma ótima forma de treinar habilidades que depois serão úteis na vida adulta, como empreendedorismo, liderança e busca por resultados. Entretanto, é um desafio para qualquer instituição: depois de enfrentar tantos desafios online, será difícil trancar essa geração em um cubículo e esperar que ela só obedeça a ordens.

Créditos: Rafael Kenski

Você sabe o que é Coulrofobia?

Evil_Clown_by_namesjames

É nada mais, nada menos que a aversão (ou fobia) a palhaços, este termo é utilizado na psiquiatria e ao contrário do que muitas pessoas acreditam é bastante comum na sociedade, existem pessoas que entram em pânico apenas em ver um cara de peruca, maquiagem e com enormes sapatos, é meio perturbadora a figura do palhaço, um personagem que está sempre com aparência alegre e com cores bem extravagantes.

A prática do uso de palhaços em tratamentos hospitalares era muito comum, porém foi erradicado após comprovado que as crianças mais se assustavam do que se alegravam, contudo, essa medo pode surgir por alguma razão específica, como um trauma, ou a pessoa apenas tem medo e não sabe o porquê disso.

The_Evil_Clown_by_chiaroescuroEsta fobia tende a ocorrer mais frequentemente entre as crianças, podendo também atingir adolescentes e até mesmo adultos, ao depararem-se com algum indivíduo vestido de palhaço, os portadores dessa fobia tem ataques de pânico, perda de fôlego, arritmia cardíaca, suores e náusea.

Cinco grandes traições da história



A história e a literatura estão cheias de exemplos de grandes amizades: Sherlock Holmes e Watson, Dom Quixote e Sancho Pança, John Lennon e Paul McCartney… Mas nem sempre a lealdade prevalece e alguns casos tiveram um desfecho trágico. Conheça cinco grandes traições que marcaram relações aparentemente inabaláveis.

5º – Otelo e Iago
1603


 

Desdêmona, esposa de Otelo, perdeu a vida por causa da traição de Iago (Desdemona, de Frederic Leighton)

O poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare sempre explorou a traição em suas peças: Rei Lear, Hamlet, Mac Beth… Mas foi a falsa amizade de Iago na peça “Otelo, o Mouro de Veneza” que se tornou a mais famosa de todas. Na história, Iago, alferes do general Otelo, se sente injustiçado quando seu comandante nomeia outro para o posto de tenente. Decide então se vingar, fazendo Otelo pensar que sua mulher, Desdêmona, o traiu. A trama funciona e, consumido pelo ciúme, o general acaba matando-a asfixiada. Quando descobre que tudo não passou de uma mentira de seu alferes, suicida-se.

4º – Tiradentes e Silvério
Minas Gerais, 1789


Quando ainda era uma colônia de Portugal, o Brasil protagonizou uma das grandes apunhaladas nas costas da história. Na capitania de Minas Gerais, região de grande importância na época pela extração de ouro, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, organizou um levante de objetivos separatistas após a Coroa Portuguesa aplicar taxas abusivas. Quando tudo parecia encaminhado, um de seus companheiros, Joaquim Silvério dos Reis, delatou aos portugueses o movimento. Silvério ganhou posses e nomeações. Já Tiradentes acabou enforcado e esquartejado. A independência do Brasil só viria décadas depois, em 1822.

3º – URSS e Alemanha
1941



 
Os ex-aliados Stalin e Hitler


Poucas traições foram tão grandiosas a ponto de envolver duas nações. União Soviética e Alemanha assinaram em 1939, às vésperas da Segunda Guerra Mundial, o Pacto Molotov-Ribbentrop, ou simplesmente Tratado de não-agressão germano-soviético. O pacto estabelecia que a Alemanha nazista de Hitler e a URSS de Stálin não iriam interferir uma na outra em termos bélicos. A ideia era que a Alemanha atacasse e anexasse a Polônia sem intervenções soviéticas, enquanto apoiaria uma invasão soviética à Finlândia. Ambos os ataques se concretizaram em 1939. Tudo parecia perfeito na amizade entre os dois regimes, até que, em 1941, sem grandes explicações, Hitler atacou os russos na Operação Barbarossa. A URSS, após tamanha traição, entrou de vez na guerra ao lado dos Aliados. O resto é história.

2º – César e Brutus
Roma, 44 a.C

Marcus Junius Brutus, membro da aristocracia romana, lutou contra César ao apoiar Pompeu Magno nas guerras civis romanas, mas foi posteriormente perdoado e nomeado pretor, como favorecido de Júlio César. Contudo, a lealdade do general romano não durou muito tempo: ele conspirou com Cassius, outro general, para a morte do imperador. Numa reunião do Senado, César foi apunhalado, caindo aos pés da estátua de Pompeu. Suas últimas palavras teriam sido “Tu também, meu filho?”, se referindo a Brutus. A versão mais conhecida veio da peça de Shakespeare: “Até tu, Brutus?”.

1º – Jesus e Judas
Jerusálem, 33 d.C



 
O beijo de Judas Iscariotes em Jesus Cristo, pintura anônima do século 12 (Galeria dos Ofícios, Florença, Itália)

A maior traição da história está relatada na Bíblia: Judas Iscariotes, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo, é o traidor mais famoso de todos os tempos. Tanto que seu nome virou sinônimo de traidor. Por 30 moedas de prata ele entregou Jesus aos romanos. Depois da última ceia, Judas o beijou no rosto, o sinal que havia combinado com os soldados romanos. O fim da história todos conhecem: Jesus foi crucificado. Judas teria se arrependido e acabou se suicidando. A ironia é que a maior traição de todas talvez tenha sido, na verdade, a maior prova de amizade: ao trair Jesus, Judas teria sido o único apóstolo a ajudá-lo a cumprir com seu destino.
 

Créditos: Guilherme Dearo

Algumas manias dos adolescentes


1- Colecionar objetos: De modo geral, diversos são os jovens que ainda colecionam objetos. Entre os artigos principais estão: DVDS, CDS de jogos, livros, celulares, óculos e bonés.

2- Defender uma banda ou ídolo: Durante a adolescência, não são os raros os exemplos de jovens engajados, que defendem uma banda ou ídolo até o fim. O fenômeno, aliás, independe de estilo.

3- Ir ao shopping: Nada melhor que ficar de boa, trocando ideia com um amigo, certo? E que tal, uma passadinha no shopping? Melhorou né? Melhor ainda, se for para conhecer algumas gatinhas. 



4-Roupas: Na fase escolar, muitos serão aqueles que buscarão se auto-afirmar, ou ainda, fazer parte uma tribo. Tanto isto é verdade, que no período citado, encontraremos jovens dos mais diferentes estilos. Entre os principais, destaque para os góticos, headbangers, rappers, emos, happy rockers, etc.

5- Escrever de modo abreviado: Até para facilitar a comunicação, muitos utilizam uma linguagem mais abreviada na Internet. Termos como blz, kra, kd, bjo, qts e naum são bastante usuais.

6- Hiperconectividade: Enquanto navegam na web, são capazes de ligarem os mais diferentes eletroeletrônicos. Entre os principais estão: Micro System, DVD e televisão.

colheita

7- Sites de relacionamento: É raro, praticamente impossível, encontrar um adolescente que não seja cadastrado em algum site de relacionamento. Na maioria dos casos, o usuário acaba participando de diferentes redes, entre elas: Orkut, Facebook, Twitter, My Space, Blaving, etc.

warchiefs1

8- Jogos na Lan House: Independente da cidade ou estado, as chamadas lan houses, ainda geram fascínio perante o público adolescente. Entre seus atrativos, destaque para a oferta de jogos eletrônicos, como por exemplo, “Counter Strike”, “Gunbound”, “Warcraft Dota” e “Age of Empires”.

Quem usa Gmail é mais magro





Gordinhos, corram para o Gmail. Ok, não é isso. Abrir uma conta por lá, obviamente, não faz ninguém emagrecer. A notícia aqui é que o site Hunch.com, a partir das respostas dos seus 700 mil membros a uma pesquisa, traçou perfis dos usuários dos principais serviços de e-mail por aí.
E, é claro, o resultado ficou bem curioso.

Segundo o padrão geral, o usuário médio do Gmail, que tende a ser do sexo masculino, é, de fato, mais magro, além de solteiro e “antenado”. Hum. O que mais? Ele tem entre 18 e 34 anos, chegou ao nível universitário e curte viajar. Eu (olha o meu Gmail aí do lado!) me encaixo.

O perfil de quem usa o Hotmail é diferente: em geral, são mulheres jovens e solteiras, daquelas que não são nem magras, nem cheinhas. A maioria mora em subúrbios e, em geral, com os pais. É um grupo mais introvertido, que gosta de ler, adora doces e tende ao pessimismo.

A faixa etária dos adeptos do Yahoo!, que também tendem a ser do sexo feminino, vai dos 18 aos 49. Elas tendem a estar acima do peso, completaram o Ensino Médio, têm filhos, preferem ler revistas a livros e, olhem só, gostam de andar pela casa de pijamas.

Dá para ver mais detalhes da pesquisa no blog do Hunch.com. Dá um pulo lá.



Créditos: Thiago Perin

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Remake de O Guarda-Costas vem aí. Quem vai substituir Whitney Houston?


O estúdio Warner Brothers prepara uma nova versão de O Guarda-Costas, filme de 1992 protagonizado por Kevin Costner e Whitney Houston. A informação foi dada nesta quarta-feira (24) na edição digital da revista The Hollywood Reporter.

Até o momento, poucos detalhes sobre o “remake” foram revelados, mas vazou a informação de que o personagem interpretado por Costner na versão original, um ex-agente do serviço secreto dos Estados Unidos, agora será um veterano da Guerra do Iraque. O roteiro do “remake” ficará a cargo de Jeremiah Friedman e Nick Palmer.

Na década de 90, o filme obteve duas indicações ao Oscar e popularizou a canção I Will Always Love You, o tema mais famoso da carreira de Whitney Houston. A produção foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de US$ 410 milhões em todo o mundo.

Mas, Whitney Houston, pelo o que se pode perceber nas suas últimas apresentações, não consegue mais chegar perto dos agudos que outrora soltava ao entoar a canção tema do filme.
Então, quem levaria o papel da cantora-diva-desprotegida Raquel Marion? Rihanna já foi apontada como a possível intérprete, mas vamos pensar em outras alternativas:

Amy Winehouse – Será que um veterano da Guerra do Iraque agüentaria o tranco? O ritmo da cantora, fora dos palcos, costuma ler alucinante…

Lady Gaga – Talvez, nesse caso, a função do guarda-costas não seria apenas dar proteção à cantora. Ele poderia ser surpreendido com um pedido para ir ao açougue comprar peças de carne para o figurino da Gaga.

Britney Spears – Se os produtores tiverem algum problema para levantar fundos para o filme, podem chamar Britney. Em seu último clipe, Hold It Against Me, a cantora arrecadou 500 mil dólares em anúncios. Uma máquina de fazer dinheiro.

 Beyoncé – A atriz, cantora e compositora americana se tornou o maior fenômeno da música pop atual. É sensual, bonita e faz o tipo “certinha”. Tem todos os ingredientes para ser uma frágil artista que se apaixona por seu segurança.

Ivete Sangalo – Por que não uma brasileira? O Brasil está na moda e Ivete arrasou com seu show em Nova Iorque. E nada como um bom axé para levantar as plateias do mundo todo, não é?

Justin Bieber – Seria uma inovação. O jovem cantor e ator canadense é um sucesso mundial. Por onde ele passa, uma multidão de fãs tenta se aproximar do rapaz. Além disso, alguém que não aguente mais ouvir Baby, baby pode atentar contra a vida do rapaz.

 Whitney Houston – O papel foi e sempre será dela! Ela pode adaptar as canções, cantar em tons mais baixos. Sua presença no filme é fundamental. Estarei nos cinemas para aplaudi-la.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Tudo aquilo que você sempre quis saber sobre flatulências…


pumpum

…mas tinha vergonha de perguntar!
O peido discorrido de forma simples e didática.

puns
- Do que é feito o "peido"?
Resposta: A composição do gás é altamente flexível. A maior parte do ar que respiramos, especialmente o Oxigênio, é absorvido pelo corpo antes que o gás alcance os intestinos. Quando o ar atinge os intestinos, a maior parte do que resta é nitrogênio. Reações químicas entre o ácido estomacal e os fluidos intestinais também podem produzir dióxido de carbono, que também é um componente do ar e um produto da ação bacteriana. Bactérias também produzem hidrogênio e metano.
- O que faz os "peidos" federem?
Resposta: O odor dos peidos vem de pequenas quantidades de sulfeto de hidrogênio (gás sulfídrico) e "skatole" na mistura. Esses compostos contêm enxofre. Quanto mais rica em enxofre for sua dieta, mais desses gases vão feder. Pratos como ovos, couve-flor, e carne são notórios por produzirem peidos fedidos, enquanto feijão produz grandes quantidades de peidos não necessariamente fedidos.

- Por que peidos fazem barulho?
Resposta: Os sons são produzidos pela vibração da abertura anal. O som depende da velocidade da expulsão do gás e de quanto estreita for a abertura dos músculos do esfíncter anal. Se esses músculos estão comprimidos, o ar fará barulho ao passar por eles. Porém, se estiverem relaxados, a saída do ar será silenciosa.

- Quanto gás uma pessoa normal produz por dia?
Resposta: Em média, uma pessoa produz mais ou menos um litro de peido por dia, distribuído em cerca de 14 peidos diários. Pode ser difícil determinar o volume dos seus peidos diários, mas dá pra estimar quantas vezes você peida. Você pode pensar nisso como um pequeno experimento científico: anote tudo que você come e conte o número de vezes que você peida. Você pode inclusive anotar sobre o fedor deles. Veja se você pode descobrir uma relação entre o que você come, quanto você peida e quanto seus peidos fedem.
vaca
- Quanto tempo demora até que o peido chegue até o nariz de alguém?
Resposta: Isso depende das condições atmosféricas como umidade e velocidade do vento, e da distância entre as pessoas também. Os peidos também se dispersam, e sua potência diminui com a diluição. Geralmente, se o peido não for percebido dentro de alguns segundos, ele vai ser diluído demais para ser percebido e perdido na atmosfera para sempre. Condições excepcionais existem quando o peido é liberado numa área pequena e fechada como um elevador, um quarto pequeno ou um carro, porque essas condições limitam a quantidade de diluente possível (ar), e o peido vai permanecer numa concentração perceptível por mais tempo, até que se condense nas paredes.

- É verdade que algumas pessoas nunca peidam?
Resposta: Não, se elas estiverem vivas. Pessoas podem peidar até mesmo um pouco depois de mortas.

- Até estrelas de cinema peidam?
Resposta: Sim. Assim como avós, padres, reis, príncipes, cantores de ópera, misses e freiras.

- As vezes sinto um cheiro estranho vindo de meu cão, eles também peidam?
Resposta: Sim. A maioria dos animais, pássaros, peixes e insetos possuem tubos digestivos. Por isso eles também peidam.

- Homens peidam mais que mulheres?
Resposta: Não, mulheres peidam tanto quanto homens. O caso é que os homens têm mais orgulho disso. Existe uma grande variação em quanto gás uma pessoa pode produzir por dia, mas essa variação não está relacionada ao sexo. Talvez homens peidem com mais freqüência do que mulheres. Se isso for verdade, então as mulheres tendem a segurá-los e então liberar mais gás por peido.

- Em que parte do dia um homem está mais sujeito a peidar?
Resposta: Durante a manhã, quando estiver no banheiro. Isso é conhecido como "trovão matinal", e se o homem conseguir uma boa ressonância, ele pode ser ouvido na casa inteira.

- Por que feijão faz as pessoas peidarem tanto?
Resposta: Feijão contém açúcares que seres humanos não conseguem digerir. Quando esses açúcares chegam em nossos intestinos, as bactérias fazem a festa e produzem um monte de gás! Outros produtores notórios de peidos são: milho, pimentinha, repolho e leite.

- Um peido é mesmo só um arroto que saiu pelo lado errado?
Resposta: Não, um arroto vem do estômago e tem composição química diferente de um peido. Peidos têm menos ar atmosférico e mais gases produzidos por bactérias.

- Por quanto tempo seria possível não peidar?
Resposta: Um peido pode escapar toda vez que uma pessoa relaxa. Isso quer dizer que muitas pessoas que assiduamente seguram seus peidos durante o dia devem peidar um monte quando dormem. Então a resposta seria: você pode segurar seus peidos pelo mesmo tempo que conseguir ficar acordado!

- Para onde vão os peidos quando você segura eles?
Resposta: Quantas vezes você segurou um "peido", pretendendo soltá- lo na primeira oportunidade apropriada, e depois descobriu que ele tinha desaparecido quando você estava pronto? Ele saiu lentamente sem a pessoa saber? Foi absorvido pela corrente sangüínea? O que aconteceu com ele? Os médicos concordam que o peido não é nem liberado nem absorvido. Ele simplesmente volta para os intestinos e sai depois. Isso reafirma o fato de que os peidos não são realmente perdidos, e sim adiados.
peido

- É possível mesmo "acender" peidos?
Resposta: A resposta para isso é SIM! Entretanto, você deve estar avisado de que colocar um peido em ignição é perigoso. Não só a chama pode subir de volta para seu cólon, como a sua roupa e o que estiver ao redor pode pegar fogo. Cerca de um quarto das pessoas que já fizeram isso se queimaram. Também existem casos em que os gases intestinais com um teor de oxigênio mais alto que o normal explodiram durante cirurgia quando algum tipo de cauterizador elétrico foi utilizado pelo cirurgião.

- Por que é possível queimar peidos?
Resposta: Porque normalmente esses gases incluem metano e hidrogênio, ambos são gases inflamáveis. Peidos tendem a se traduzir em chamas azuis ou amarelas.

- É possível acender um fósforo com um peido?
Resposta: Não, a menos que o peido tenha a consistência de uma lixa. Além disso, peidos têm a mesma temperatura do corpo quando saem, e essa temperatura não é suficiente para iniciar uma combustão.

- Por que meninas não assumem seus peidos?
Resposta: Acho que você deveria começar dizendo que somente algumas meninas não assumem seus peidos. A razão é que elas devem ter sido ensinadas a pensar que peidar não é coisa que uma dama faça. É um grande erro pensar que peidos não são coisas de dama. Todas as pessoas peidam, incluindo damas… Se qualquer coisa que damas façam é coisa de damas, então isso inclui a emissão de gases anais.

- Se eu ficar o dia inteiro cheirando o peido de outras pessoas meus próprios peidos vão ser mais fedidos?
Resposta: Não, peidos inalados vão para seus pulmões, não para seu sistema digestivo. Talvez alguns componentes do peido passem para sua corrente sangüínea mas não todos. Se você quer se beneficiar de peidos de outras pessoas, você vai ter que engoli-los de alguma forma.
pum
- Cheirar peido deixa chapado?
Resposta: Não se conhecem agentes intoxicantes na flatulência. Entretanto, a maior parte dos peidos contém muito pouco oxigênio e você pode ficar tonto se inalar uma quantidade superconcentrada de essência de peido, simplesmente por falta de oxigênio. E se você está respirando rápido perto do peido para cheirar o mais possível, pode ficar tonto por causa de hiperventilação, não do peido.

- Um peido pode te matar?
Resposta: A opinião médica é que não, um peido não pode ser fatal. Mas se você tentar bastante e com afinco, pode se matar com qualquer coisa.Dizem de um homem que ligou seu nariz ao seu ânus com um sistema de mascara de gás, tubos de borracha e um cano oco de madeira. Morreu sufocado. A história de um gordo restrito à própria cama que morreu por inalação dos seus peidos, e cujos peidos quase mataram os paramédicos, é lenda urbana.

- É verdade que mulheres podem peidar pela vagina e de onde vem o gás?
Resposta: Sim. O gás que emerge é simplesmente ar preso; não há produção de gases na genitália feminina. O ar pode entrar porque o sistema está aberto ao meio externo. Americanos chamam isso de "queef". Experimente dar umas bombadas com ela de quatro!

- Um homem pode peidar por sua abertura genital?
Resposta: Normalmente os homens negam isso enfaticamente.

- É possível enlatar um peido para uso posterior?
Resposta: Teoricamente sim, mas há uma série de problemas logísticos. Você pode tentar usar um saco plástico ao invés de uma lata. Você pode usar o seguinte como uma experiência de feira de ciências: – Peide em vários sacos plásticos e feche, vede com cuidado. Então encha outros sacos com ar normal. Espere 24 horas. Então eleja voluntários para cheirar o conteúdo dos sacos para ver se eles conseguem dizer se o que tem ali dentro é peido ou é ar. Isso vai te dar a informação se é possível estocar peidos. Se você fizer na banheira, e se inclinar de forma que seus peidos emerjam como bolhas na sua frente e não por trás, você pode pegar as bolhas numa garrafa, e ter peidos dentro de garrafas sem estar contaminados com ar atmosférico.
muuuuuuuu
- É estranho gostar de peidar?
Resposta: Não é incomum. Se a pessoa peida numa quantidade que lhe traz problemas e infelicidade, deveria consultar seu médico.

- Qual a cor do peido?
Resposta: Via de regra, incolor, porque os gases que o constituem são incolores. Imagine que interessante seria peidar laranja, tipo dióxido de nitrogênio. Ninguém mais perguntaria de quem é o peido.

- Outras pessoas cheiram mais o peido do que quem peidou?
Resposta: O peido deveria cheirar tanto para quem o fez quanto para as outras pessoas. Mas quem fez está protegido pelo fato de que propeliu o ar para longe do seu corpo numa direção oposta à do seu nariz. Peidar contra vento anula essa vantagem.
Concluindo, devemos lembrar que o gás de cozinha é produzido do mesmo modo que nosso organismo produz o peido. A Terra possui bolsões de gás natural feitos por micróbios que digeriram plantas e animais há milhões de anos. A Terra peida!
HQ

Coisas fascinantes para se associar com a noite

Do calendário celestial, históricos e matemática, para os homens andando na lua, há inúmeras coisas interessantes que estão associadas com a noite. Confira alguns destes.

Astronomia
Polaris é a Estrela do Norte, a maioria das pessoas sabem disso, mas o que eles talvez não saibam é que, devido a um processo conhecido como precessão, que nem sempre foi a Estrela do Norte. Recentemente, em 12.000 aC, era Vega – e por volta do ano 5200 EC, ele será uma estrela totalmente diferente. O céu da noite, como você olha a qualquer momento, está sempre mudando, e embora as mudanças às vezes são imperceptíveis para os observadores na Terra, o céu nunca será exatamente o mesmo como aquele momento em que você apenas observa ele.
Saúde
Você sabia que alguns estudos também apontam a luz interior artificial durante a noite à saúde precária e pedágio psicológico? Houve inúmeros problemas de saúde ligados à poluição luminosa, particularmente, a sua perturbação do ritmo circadiano humano normal e na supressão da produção de melatonina, que ocorre principalmente a noite. Uma dessas questões principais a serem estudadas é a ligação provisória entre a iluminação artificial e o câncer de mama. Existe até um "céu escuro", movimento que visa reduzir a luz artificial, não só para fins de poupar energia, mas também para combater os possíveis efeitos maléficos à saúde que a iluminação artificial excessiva pode ter sobre os seres humanos e animais.

Mitologia
Não só os padrões da constelação conhecidos representam pessoas, animais e objetos que são familiares para nós (Touro, por exemplo), como também têm histórias mitológicas que lhes estão associadas. Um exemplo é Áries, que representa o carneiro de Jasão e os Argonautas na história. Bônus de fato: Áries foi feita a primeira constelação do zodíaco, porque antes era vinculado ao equinócio vernal, isto já não é o caso, devido à precessão, mas continua a ser o símbolo de Áries.

Geografia
Embora a palavra tenha caído em desuso, muitas pessoas têm um conjunto de perioecians e nem sequer percebem isso. Perioecians são pessoas que vivem no mesmo paralelo geográfico, mas em meridianos opostos, de modo que quando um deles tem meio-dia, o outro tem meia-noite. Note que nem todos nós temos um perioecian, devido à distribuição de massa de terra.

Música
Nocturnes são canções que compõem uma categoria de música que é especificamente inspirada ou evocativa da noite. Enquanto geralmente caracterizadas pela tranquilidade, podem funcionar controle de humores. O musical noturno foi feito pela primeira vez em 1700, e naquela época incluía peças que não eram necessariamente inspiradas, nem evocativas, mas que foram criadas para serem feitas na noite, como Serenata de Mozart notturna, K. 239.

Festividade
Há muitos feriados que são precisamente a partir da noite (véspera de Natal, Halloween, véspera de Ano Novo, etc.). Em algumas culturas européias, também há um festival chamado Walpurgisnacht, que é realizado à noite, em 01 de maio, embora a origem do festival tenha sido um festival da Primavera dedicado a São Walspurga, tem conotações diferentes em culturas diferentes, incluindo um como uma noite de bruxas e deuses juntos. Celebrações incluem fogueiras, danças, bebida e folia.

Cronologia
O fenômeno de "noites brancas" acontece quando o sol permanece visível à meia-noite, quando isso ocorre o observador de qualquer um dos pólos ganha. Existe um fenômeno oposto denominado "noite polar", durante o qual o sol nunca sobe por um dia inteiro.

Metereologia
Auroras – belas exibições de luz na atmosfera também conhecidas como a "Northern Lights" e "Luzes do Sul" – são causadas pela emissão de fótons na atmosfera da Terra, e as reações associadas. Verde, que é causado pelas emissões de oxigênio, é a cor mais comum das luzes, mas também pode ser vermelho, marrom, azul e até rosa. As auroras mais espetaculares na história ocorreram durante a tempestade solar de 1859, o que provocou as luzes da aurora para ser vistas, mesmo em lugares distantes dos pólos, como no Caribe.

Calamidade
Sobre o Relógio do Apocalipse, que é uma representação simbólica da proximidade do mundo a um desastre global, o fim do mundo é representado pela meia-noite. O relógio está atualmente em 6 minutos até meia-noite, e mudou 19 vezes desde a sua criação em 1947.