Exercícios devem ser feitos no período em que o corpo se adapta melhor.
É preciso atenção para as características fisiológicas de cada aluno.
Para tudo existe uma hora certa, até mesmo o momento ideal para malhar. Em busca de uma melhor adaptação e respostas eficientes aos exercícios, os praticantes de atividades físicas buscam academias que ofereçam mais flexibilidade de horários.
Aulas noturnas e atividades realizadas durante a madrugada podem ser, inclusive, alternativas para quem tem o dia tomado por atividades como trabalho e estudos. Garantem-se, assim, benefícios para a qualidade de vida, desde que o praticante apresente disposição e energia suficiente para exercitar-se nesses horários. "Não há regras e nem horários ideais para a prática da atividade física. Isso deve ser estabelecido de acordo com o organismo e disposição de cada pessoa. Alguns alunos se sentem mais dispostos pela manhã, outros não gostam de dormir cedo e preferem praticar exercícios no tempo livre à noite", explica o educador físico Thiago Augusto Villela, 27, da academia Pró Corpo.
![](http://4.bp.blogspot.com/_dAF5IqIFfd4/TMrXk--AJsI/AAAAAAAADbw/GZ6MUub78WI/s640/esportes_bizarros.jpg)
Horários
De acordo com ele, os horários não são pré-estabelecidos pelos especialistas. A prova disso é o aumento de academias que oferecem serviços até meia-noite ou por toda a madrugada. Na academia onde trabalha, por exemplo, as aulas durante quase todos os meses do ano vão até as 2 horas da manhã.
"Só é preciso atenção para as características fisiológicas de cada aluno. Praticar atividade física favorece a liberação de hormônios como adrenalina e endorfina. Esses hormônios vão deixar a pessoa desperta por um maior período. Portanto, malhar à noite pode não ser recomendado para quem precisa dormir cedo ou sofre de insônia", explica o professor.
Para a dentista Victória Valle, 23, o período da noite é o mais apropriado, não só pela disposição extra, mas também por ser compatível com o seu horário de trabalho.
"Geralmente atendo pacientes até as 18h, às vezes, até as 20h. Mesmo assim não abro mão da academia à noite. Também gosto desse período porque é o mais animado, com a academia mais movimentada", ressalta.
Agenda não é desculpa
O educador físico José Antônio Pereira, 49, da academia Personal 7, reforça que o ciclo biológico deve ser levado em consideração na escolha do horário do treino. Pessoas que apresentam muita sonolência no período da manhã podem não apresentar um bom rendimento durante a execução dos exercícios, o que pode desencadear falta de motivação para malhar e resultados pouco expressivos.
"Mas há aqueles que despertam antes do dia nascer, cumprem suas tarefas rotineiras e se sentem mais dispostos a frequentar a academia antes mesmo do trabalho ou da escola. A produtividade dessas pessoas será maior no período da manhã", afirma o professor, que particularmente prefere malhar no período da tarde e começo da noite.
Ele diz, porém, que a agenda cheia de compromissos não deve ser desculpa para praticar exercícios. Ainda assim, é possível adaptar o corpo aos horários menos favoráveis com disciplina. "Alunos com pouca disposição no período noturno, mas que só dispõem desse horário para malhar podem seguir um programa gradual, começando com carga zero e ir aumentado aos poucos. Isso vai dar motivação para ele continuar frequentando a academia", completa.
A empresária Elaine Cristina Pereira, 38 anos, é uma das alunas que preferem se exercitar ainda nas primeiras horas do dia. Por acordar muito cedo, ela começa o treino às 7h. "Sinto mais disposição quando acordo e malhar cedo contribuiu para eu dormir melhor à noite. Gosto de dormir cedo, por volta das 21h", diz a empresária.
Escolha seu horário
Manhã
Prós: Melhor para quem sente mais disposição e ao acordar, temperaturas mais amenas, melhora na qualidade do sono. Ideal para quem não precisa entrar muito cedo no trabalho ou na escola.
Contras: Pessoas que sentem muita sonolência no período da manhã tendem a render menos neste período.
Tarde
Prós: Bom para quem utiliza o período do almoço para malhar, ideal para quem sente sonolência no período da manhã e cansaço no período da noite.
Contras: Horário com temperaturas mais altas, fora de mão para quem estuda ou trabalha longe da academia e para quem dispõe de pouco tempo para almoçar.
Noite
Prós: Temperaturas mais amenas, bom para quem prefere academias com mais movimento, ideal para quem não gosta de dormir cedo ou trabalha durante parte da manhã e toda a tarde.
Contras: Atividades noturnas retardam o sono e não são recomendadas para quem precisa dormir cedo ou tem dificuldade para dormir.
2 comentários:
Interessante {!}
Agora não falem mal das agendas.
Postar um comentário